Results for 'Jose Novo Cazon'

981 found
Order:
  1. Algunos aspectos acerca de la iconografía de Catalina de Alejandría.José Luis Novo Cazón - 1991 - El Basilisco 8:74-78.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  15
    Educación Ambiental y Universidad en la Sociedad de la Globalización.Miguel Melendro Estefanía, María Novo Villaverde, Mª Ángeles Murga Menoyo & Mª José Bautista Cerro - 2009 - Utopía y Praxis Latinoamericana 14 (44):137-142.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    Bachelard e o novo espírito científico.Jose Ternes - 1997 - Philósophos - Revista de Filosofia 2 (1):109-120.
    Este artigo investiga os traços marcantes da epistemologia bachelardiana.Antes que a filosofia, é a própria ciencia contemporanea que oferece valores de modernidade.Ao filósofo cabe a função estratégica de vigilância do pensamento.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  14
    A última fronteira? Novos aportes da história global.José Augusto Ribas Miranda - 2014 - Dialogos 18 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  7
    Novos movimientos religiosos. Elementos para a sua compreens'o.José Antunes Da Silva - 1995 - Revista Portuguesa de Filosofia 51 (1):137-156.
    Neste artigo examina-se a situação dos NMRs. Utilizando dados da sua crescente proliferação na África, apresentam-se vários modelos teóricos, numa tentativa de elucidar o seu desenvolvimento. Dá-se uma atenção particular à questão de saber se esses modelos teóricos são culturalmente condicionados e são suficientes para uma compreensão global dos NMRs. /// Cet article examine la situation des Nouveaux Mouvements religieux. Utilisant des données de leur croissante prolifération en Afrique, l'auteur présente plusieurs modèles en un essai d'élucidation de leur développement. Il (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  56
    O reconhecimento da alteridade como possibilidade de construção de um novo paradigma na cultura ocidental em Joel Birman e Emmanuel Lévinas.José Geraldo Estevam - 2008 - Horizonte 6 (12):169-179.
    Resumo A cultura ocidental, erigida sob a égide da ontologia grega, historicamente relegou o outro em sua alteridade ao esquecimento, numa supremacia do ser que justificou as cruzadas, a colonização, a escravidão, os regimes totalitários como o fascismo e o nazismo, entre outros. Este artigo tem como objetivo apresentar as perspectivas do professor Joel Birman e do filósofo Emmanuel Lévinas sobre a importância da construção de um novo paradigma na cultura ocidental. Paradigma que reconheça a alteridade, numa abertura inédita (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    As estratégias de legitimação da umbanda durante o Estado Novo: institucionalização e evolucionismo.José Henrique M. Oliveira - 2006 - Horizonte 4 (8):133-143.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  6
    O espaço da escrita epistolar com um novo significado.José Augusto dos Santos Alves - 2017 - Cultura:229-246.
    O Correio Interceptado, que se compõe de 63 Cartas, fornece ao longo dos seus textos exemplos vários sobre o modo de estar em política. Aí são examinados com crítica espirituosa e intransigente diversos actos do poder político em exercício e tratam-se muitos assuntos de interesse para a história contemporânea. O modelo do periodismo da emigração londrina abriu a via, o arquétipo está agora instalado e projecta-se na produção dos periódicos deste período. Da autoria de José Ferreira Borges, emigrado em Londres, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    O Direito do Trabalho do “Estado Novo”.José João Abrantes - 2006 - Cultura:331-339.
    O Estado Novo, corporativo, ancorou toda a sua vasta produção legislativa na área laboral nos princípios, constantes da Constituição de 1933 e do Estatuto do Trabalho Nacional, de proscrição da luta de classes e de solidariedade entre o capital e o trabalho, o que levou a uma forte distorção do direito colectivo de trabalho, marcada pela imposição de sindicatos únicos, pela proibição da greve e pelo forte condicionamento da acção sindical e da negociação colectiva. Nos últimos anos, assistiu-se a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. A Dialética da Natureza: Um Novo Paradigma Filosófico para a Ecologia.José Ramos Coelho - 1994 - Princípios 1 (1):59-89.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  16
    Paulo Margutti & José Crisóstomo de Souza sobre o artigo “Nota sobre linguagem e realidade, práticas e coisas”.Paulo Margutti & José Crisóstomo de Souza - 2019 - Cognitio 20 (1):150-158.
    Paulo Margutti e José Crisóstomo discutem sobre a possiblidade ou a impossibilidade de ultrapassar o representacionismo correspondentista e principalmente o eventual linguocentrismo da filosofia contemporânea, pós-virada linguística, em que parece que da linguagem pode-se passar apenas à linguagem, a cujo círculo mágico estaríamos, desse modo, inevitavelmente presos. Sendo assim, o mundo “aí fora” novamente nos escapa e o relativismo, o agnosticismo e o ceticismo de novo nos espreitam. Em Nietzsche, é a linguagem, sempre metafórica, que se adéqua aos nossos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  12.  10
    O PROCESSO: condição da emergência do novo.Odone José de Quadros - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (4):945-956.
    O novo é uma possibilidade, uma realidade ou uma ficção? O encaminhamento de uma possível resposta passa pela concepção da realidade: ou linear: desdobramento de uma totalidade prévia; ou por rupturas: onde o próximo momento pode ser antes nunca existente nem na mente, nem na potencialidade da coisa, nem na natureza. O fundamento da possibilidade da real emergência do novo será buscado na concepção de processo, ponto de partida e resultado. Aparecerá a diferença entre processos naturais e processos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  34
    Teología de la Liberación en camino hacia nuevos paradigmas (Liberation Theology towards new paradigms).José Maria Vigil - 2013 - Horizonte 11 (32):1845-1863.
    KOINONIA/ASETT MINGA/MUTIRÃO DE REVISTAS DE TEOLOGIA LATINO-AMERICANAS Teología de la Liberación en camino hacia nuevos paradigmas (Liberation Theology towards new paradigms).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  3
    Paulo Freire: retalhos biobibliográficos.José Rubens Lima Jardilino - 2000 - São Paulo: Edições Pulsar.
    O professor Paulo Freire faz da sua experiência a mais importante fonte de aquisição de conhecimento, partindo da análise de suas práticas para compreender as maneiras de enfrentar os problemas complexos da vida escolar, como utilizar o conhecimento e como criar novos procedimentos e estratégias. Para o educador, esse tipo de reflexão é mergulhar no mundo de experiência e sentimentos, carregado de valores intercambio simbólico, correspondências afetivas, interesses sociais e ao mesmo tempo perceber, do ponto de vista teórico, o que (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  44
    As Casas de Deus, as igrejas de doutrina no Novo Reino de Granada, séculos XVI e XVII (The Houses of God: churches of doctrine in New Kingdom of Granada, in the 16th and 17th centuries) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p991. [REVIEW]Carlos José Suarez - 2013 - Horizonte 11 (31):991-1017.
    O papel da Igreja foi fundamental no processo de constituição do território no Novo Mundo. Neste artigo, explora-se a forma como se implementaram no Novo Reino de Granada (hoje Colômbia) as “Instruções para a fábrica e decoração das igrejas” de Carlos Borromeo de 1577, documento considerado como a consolidação arquitetônica do Concilio de Trento. A análise parte da comparação dos principais preceitos contidos nas Instruções com os contratos de fabricação das igrejas celebrados pelo Visitador Luis Henríquez entre os (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  5
    2 Franciscos: por um novo humanismo poético e profético: Papa Francisco, Chico Buarque de Hollanda.Antonio Manzatto, Donizete José Xavier & Fernando de Oliveira Amorim (eds.) - 2021 - São Paulo: Editora Recriar.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  16
    Das crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil.Leandro José de Souza Martins & Jefferson Rodrigues-Silva - 2022 - Educação E Filosofia 35 (75):1593-1624.
    Das Crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt Resumo: O texto procura entender os pressupostos da educação superior no Brasil e faz considerações sobre seus limites e potencialidades à luz de Hannah Arendt. Segundo Hannah Arendt, a crise da educação remete-se a uma crise de estabilidade de todas as instituições políticas e sociais. E para o enfrentamento dessa crise, Hannah Arendt sugere reconsiderar a crise da modernidade para se repensar criticamente o papel (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  15
    Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context.José Lotúmolo Junior & Daniel Mill - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020035.
    Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  7
    Para além do corpo-objeto e da representação intelectual: como Merleau-Ponty redescobre o corpo como veículo da existência.José Marcelo Siviero - 2010 - Cadernos Espinosanos 23:187.
    Este ensaio analisa as objeções elaboradas por Merleau-Ponty ao que ele chama de “paradigma cartesiano de pensamento”, ou seja, a separação entre alma e corpo. Concentrando-nos nos dois primeiros capítulos da primeira parte da Fenomenologia da Percepção, trata-se de identificar, nas críticas dirigidas à fisiologia mecanicista e à psicologia subjetiva, como o filósofo delega ao corpo sensível um novo estatuto filosófico, colocando-o como principal veículo da existência, ao mesmo tempo em que redescobre a experiência pré-objetiva.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  25
    “You shall have the thought”: habeas cogitationem as a New Legal Remedy to Enforce Freedom of Thinking and Neurorights.José Ángel Marinaro & José M. Muñoz - 2024 - Neuroethics 17 (1):1-22.
    Despite its obvious advantages, the disruptive development of neurotechnology can pose risks to fundamental freedoms. In the context of such concerns, proposals have emerged in recent years either to design human rights de novo or to update the existing ones. These new rights in the age of neurotechnology are now widely referred to as “neurorights.” In parallel, there is a considerable amount of ongoing academic work related to updating the right to freedom of thought in order to include the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    Latinitas: leitura de textos em língua latina. Novos alunos, novas metodologias.José Amarante Santos Sobrinho - 2016 - Human Review. International Humanities Review / Revista Internacional de Humanidades 5 (1):15-29.
    O objetivo deste artigo é apresentar aos pesquisadores das Humanidades as iniciativas brasileiras para o desenvolvimento de materiais didáticos para a aprendizagem de latim por estudantes de cursos superiores de nosso tempo, com foco no material didático do Programa “Latinitas: leitura de textos em língua latina”, produto da tese de doutorado do autor. Após os mais de três anos de elaboração e de testagens do material na Universidade Federal da Bahia (Brasil), resenha-se aqui o processo de elaboração e de aplicação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  9
    Circumscribere na pandemia.José Luiz Goldfarb - 2020 - Circumscribere: International Journal for the History of Science 26:I.
    O ano de 2020 será lembrando como um período de profundas transformações nas sociedades no mundo. A pandemia causada pelo novo coronavírus interrompeu o fluxo normal das atividades humanas. Isolados em suas casas, professores e pesquisadores de diferentes áreas e países tiveram de reinventar seu modo de produzir e transmitir o conhecimento científico. O uso de ferramentas tecnológicas foi fundamental nesse sentido; por meio de plataformas como Teams, Zoom, Google Meet, entre outras, esses profissionais conseguiram dar continuidade às aulas, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  14
    Momentos fundamentais e Novos Desafios do Culturalismo Brasileiro.José de Carvalho - 2011 - Revista Portuguesa de Filosofia 67 (2):255-274.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  22
    A ideia totalitária do “tudo é possível”.José João Neves Barbosa Vicente - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):1-10.
    A partir da obra Origens do totalitarismo de Arendt, este estudo apresenta a ideia totalitária do “tudo é possível” e a sua colocação em prática no século XX, em nome de um projeto político de dominação total que considerou o homem como um ser supérfluo com o qual se poderia fazer qualquer coisa, inclusive transformá-lo em um indivíduo capaz de obedecer cegamente os princípios ideológicos do governo totalitário encarnados na pessoa do “chefe”. Mas, por outro lado também, este estudo apresenta (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  15
    Portraits of the nobiliary reputation in the Portugal of Restauração: the bookish image of Sousa family.José Antonio Guillén Berrendero - 2011 - Cultura:169-185.
    O texto analisa a presença da família Sousa na literatura nobiliárquica portuguesa nos anos imediatamente posteriores à Restauração. Trata-se de ver a permeabilidade de certos valores nobiliárquicos na configuração da memória de um apelido e a sua implicação com a dimensão política da família Sousa. Em Portugal, o peso do genealógico foi um ponto essencial na configuração de uma definição-tipo de nobreza. Por isso a proliferação, desde a baixa Idade Média, de textos sobre famílias à sombra do Nobiliário do conde (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    A ética no Direito.José Henrique Rodrigues Torres - 2011 - Filosofia E Educação 3 (1):p - 37.
    O artigo debate o alcance da conceituação de ética no campo social e na área jurídica. Analisa as transformações sociais e políticas da sociedade capitalista mundial e as peculiaridades dos movimentos sociais e políticos do Brasil recente. Destaca como fundamental desafio ético do Direito, diante da prevalência da ideologia capitalista dominante a necessidade de aproximar o Direito da realidade social e garantir, no plano material, os direitos existentes no plano meramente formal. Debate a necessidade de formação dos agentes sociais e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  24
    Negros, morenos e quilombolas: resistência e mobilização étnico-política das comunidades quilombolas do Arrojado (Portalegre/RN) e de Queimadas.José Glebson Vieira, Maria Santos & Maria José Da Silva Souza - 2020 - Odeere 5 (9):251.
    Este artigo analisa os processos de resistência negra em duas comunidades quilombolas, a do Arrojado em Portalegre/RN e a de Queimadas em Currais Novos/RN. A discussão aqui proposta pretende relacionar as ideias de África, exílio e sertão ao contexto da escravidão e do colonialismo e, por conseguinte, compreender os usos e apropriações de categorias identitárias, como quilombolas, dentro de processos políticos de afirmação étnica e do enfrentamento ao racismo. A intenção é discorrer os efeitos da luta pelo reconhecimento étnico na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  13
    Calafate, Pedro y Da Silveira Loureiro, Silvia Maria, 'As origens do direito internacional dos povos indígenas. A Escola Ibérica da paz e as Gentes do Novo Mundo', Porto Alegre, Sergio Antonio Fabris Editor, 2020, pp. 392. [REVIEW]José Luis Mora García - 2020 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 37 (3):507-510.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  2
    O real — no conhecimento.José Reis - 2023 - Revista Filosófica de Coimbra 32 (64):247-254.
    Não há a anterioridade e por isso a independência das coisas em relação ao sujeito. Porque, para as afirmarmos lá, já tivemos de as perceber antes. Não havendo mais, nestas condições, o antigo conhecer. É o que um novo exemplo faz palpável.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  13
    The Paneb Case (Papyrus Salt 124). Between Frustration and Sense of Justice.José das Candeias Sales - 2012 - Cultura:13-37.
    Paneb foi um trabalhador da aldeia de Deir el-Medina que viria a ocupar uma posição de relativo destaque a partir do ano 5 de Seti II como «chefe da equipa do lado esquerdo do grupo» e que está associado a um caso judicial em que é acusado por Amennakht, seu tio adoptivo, de uma série de subornos, roubos, abusos de autoridade, ataques físicos, violações, adultério e até assassinato, cometidos na sua aldeia e no Vale dos Reis ao longo de um (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31. La transformación del obrar humano en la época de la civilización tecnológica y la exigencia de una nueva ética.José Luis Sepúlveda Férriz & Tomás Domingo Moratalla - 2011 - Princípios 18 (30):05-26.
    Normal 0 21 false false false MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} Este artigo se centra na noçáo de responsabilidade, onde pretendemos oferecer uma visáo estruturada da obra jonasiana, que permita dar conta de sua análise de por que a transformaçáo realizada na açáo tecnológica termina por náo reconhecer mais valores e metas além daquelas que ela mesma produz. Assim, a (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32. Forçar-nos A Ser Livres? O Paradoxo Da Liberdade No Contrato Social De Jean-jacques Rousseau.Jose Marques - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 16:99-114.
    Resumo: A célebre passagem próxima ao final do Livro I do Contrato social em que Rousseau recomenda a coerção, pelo corpo político, daquele que se recusar a obedecer à vontade geral, e acrescenta que isso equivale a “forçá-lo a ser livre”, tem provocado a perplexidade, se não mesmo a hostilidade, de comentadores que vêem aí uma prova clara de que a doutrina política de Rousseau impõe a submissão tirânica do indivíduo à vontade coletiva. O que mais surpreende, nessa passagem, é (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  4
    A Reescritura da Moral.José Nedel - 2010 - Pensando - Revista de Filosofia 1 (1):52.
    O autor parte da constatação de uma intensa ânsia de novidade, que se manifesta na filosofia e na cultura em geral, principalmente desde a modernidade, com preponderância nos dias atuais, de modo especial na área da ética aplicada. Observa que novidade não tem compromisso com verdade; razão mesma do interesse em examinar se e em que medida a moral pode ou deve ser reescrita, como propõem alguns próceres do pensamento nos últimos tempos. Apresenta a posição ambígua de Hans Jonas, que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  16
    Um olhar pedagógico sobre a pandemia e seus efeitos à educação.José Douglas Alves dos Santos, Maria Edivania Alves dos Santos & Cristiano Mezzaroba - 2021 - Filosofia E Educação 12 (3).
    Neste ensaio abordamos os impactos da pandemia do novo coronavírus e como isso resultou em mudanças nas práticas educativas que se configuram ainda incipientes. Antes de descrever as consequências provenientes da Covid-19 no exercício docente e nas ações pedagógicas escolares, fazemos uma contextualização inter-relacionando distintos cenários socioculturais: desde o global, com informações sobre o vírus em larga escala, ao nacional e local – quando o vírus deixa de ser uma ameaça distante e se aproxima cada vez mais de nosso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  13
    A nova pedagogia da hegemonia no contexto da globalização.José Luis Sanfelice - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 111.
    O presente texto tem por pressuposto teórico a determinação das práticas e teorias pedagógicas, bem como das controvérsias epistemológicas, pela estrutura e superestrutura indissociáveis vigentes. O cenário é o da globalização econômica e cultural. Nesse cenário, destaca-se a pedagogia da hegemonia visando decifrar suas implicações na construção de um novo homem e de um novo consenso ideológico, político e social. Conclui-se que a pedagogia da hegemonia, desde o Estado educador, passando pelas igrejas, mídias e ONG's, tenta sedimentar a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  14
    A adocicação do saci na cultura brasileira ou O saci: oralidade, escrita, cultura de massa.José Carlos Sebe Bom Meihy - 2017 - Odeere 1 (2):90-100.
    Pensando a figura “folclórica” do Saci, a proposta deste texto visou dar forma a tantas ideias soltas, hipóteses formuladas ao longo de anos de suposições sobre a dinâmica de nossa identidade, brasileira, filtrada pelo saber popular, expressa pela indústria cultural. Também buscou-se explicar as transformações do personagem, visto como produto manipulado assumido pelo exercício de transposição de tradições transmitidas oralmente, mas que foram apropriadas como oficiais por meio de longo processo de filtragem de narrativas escritas e ilustradas, e assim, transformadas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  39
    Sobre as origens do vocabulário político medieval.José Antônio Martins - 2011 - Trans/Form/Ação 34 (3):51-68.
    O fenômeno da incorporação do corpo lexical político aristotélico transliterado do grego ao contexto latino do século XIII nos remete a problemas sobre as presenças e ausências terminológicas, não somente na tradução da Política, feita por Guilherme de Moerbeke, e nos comentários de Alberto Magno e Tomás de Aquino ao texto latino de Aristóteles, mas também à possível reverberação desses vocábulos políticos moerbekianos em alguns leitores da Política, no século XIV. Não se trata apenas de veri*cação de quem usou ou (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. John Dewey e Aldous Huxley: o admirável e o impensável na formação social da mentalidade.José Cláudio Matos - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):78-96.
    Este trabalho discute a formação da mentalidade individual, por meio de uma reflexão comparativa entre Democracia e educação, de John Dewey, e Admirável mundo novo, de Aldous Huxley. O texto literário permite um diálogo e uma leitura em face do texto filosófico, que o caracteriza como campo para a realização de um experimento de pensamento. Esse experimento é a discussão do valor atribuído por Dewey ao crescimento individual e ao social, em contraposição ao valor encontrado na narrativa de Huxley, (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    Mito e cultura: Aproximações.José Gama - 1992 - Revista Portuguesa de Filosofia 48 (4):609 - 616.
    O objectivo do texto é esboçar algumas linhas programáticas de reflexão filosófica sobre o mito e a cultura. A presença do tema na filosofia contemporânea revel a a sua crescente importância, e aponta para novos questionamentos de aprofundamento, particularmente no âmbito da antropologia filosófica. Mito e cultura interpenetram-se, e constituem o horizonte da reflexão filosóficaque poderá desempenhar talvez, em boa parte, a função unificadora e fundamentadora atribuída à metafísica, pelo menos até à reacção contemporânea por parte das tendências positivista e (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  4
    Morte e finitude na filosofia de Martin Heidegger: uma intuição de sein und zeit ao pensamento da história do ser.José Reinaldo F. Martins Filho - 2016 - Griot : Revista de Filosofia 13 (1):238-256.
    Pretendemos neste trabalho sustentar a ideia de que, seguindo um percurso que vai de Sein und Zeit aos textos mais tardios, a compreensão do pensar, especialmente tendo em conta a íntima relação desta compreensão com o conceito de existência, esteve caracterizada pela concepção de finitude. Assim, segundo esta hipótese, o pensamento da história do ser teria como meta revelar ao mesmo tempo o retraimento do ser que se opera por um pensar – chamemo-lo de “expropriador” – e a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  3
    Apresentação do mundo: considerações sobre o pensamento de Ludwig Wittgenstein.José Arthur Giannotti - 1995 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    Este livro não é propriamente uma monografia, mas um ajuste de contas. Desde os anos 60, J. A. Giannotti se preocupa com a possibilidade de uma dialética materialista. No seu último livro, Trabalho e reflexão, percebeu que a tentativa de uma "inversão" da dialética hegeliana conduzia a uma investigação lógica sobre esquemas operatórios capazes de ligar normas às condutas que as seguem. No fundo, tocava no conceito wittgensteiniano de jogo de linguagem não-verbal, sem tirar dele as conseqüências devidas. Impunha-se assim (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  51
    Indigência e penúria na era da técnica.Wanderley Jose Ferreira Jr - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):205-218.
    Toma-se como referências básicas algumas reflexões do filósofo Martin Heidegger sobre o domínio planetário da técnica para mostrar a penúria de uma época marcada pelo fim da filosofia mediante sua realização como metafísica nas ciências técnicas. Explicita-se ainda como esse fim da filosofia na era do domínio planetário da técnica pode se constituir o ponto de partida para um novo começo do pensar, que pensa para além dos limites impostos pelo pensamento calculador. Na parte conclusiva do artigo procura-se determinar (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Reféns da incompetência.José Augusto Carvalho - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 5:28-31.
    O novo (des)acordo ortográfico, por sua estupidez, deixou-nos reféns dos dicionários e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), não apenas por causa do hífen, mas também por causa do humor dos dicionaristas, nem sempre preparados para a função que exercem. Acredito mesmo que, à exceção de Antônio Geraldo da Cunha, que colaborou com o Dicionário Houaiss, e que infelizmente faleceu, nenhum colaborador ou autor de dicionário de língua tenha ou ponha em prática noções básicas de lexicografia.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Moisés e os discípulos de Jesus não falam por si.Matthias Grenzer & José Ancelmo Santos Dantas - 2019 - Franciscanum 61 (171):175-191.
    Existem intertextualidades surpreendentes entre as tradições vétero e neotestamentárias. Os autores do Novo Testamento, pois, fizeram questão de ou citar literalmente algo das Sagradas Escrituras de Israel ou, de forma mais livre, fazer alusões a tais tradições. Nesse sentido, a personagem de Moisés e pormenores ligados à sua trajetória e/ou biografia, presentes nas narrativas de Êxodo a Deuteronômio, ganha maior destaque na segunda parte da Bíblia cristã. Justamente isso vale também para um discurso que, segundo a narrativa em Ex (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. O "ethos" da ética na fenomenología radical de Michel Henry.José María Silva Rosa - 2006 - In Pedro M. S. Alves, José Manuel Santos & Alexandre Franco de Sá (eds.), Humano e inumano: a dignidade do homem e os novos desafios: actas do. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46. The Marquis of Pombal and the shift of Paradigm.José Augusto dos Santos Alves - 2006 - Cultura:177-192.
    Num século "ideofágico" e "mitofágico", em que "desconhecidos" agitadores, anti-escolásticos e defensores de ideais subversores, aparentemente não coniventes com o poder, lançam a discussão no seio do Estado e da Sociedade e tentam o centro, o meio-termo, à boa maneira de um eclectismo pontual que não esquece a visão conservadora, mas mantendo-se abertos às inova­ções, o pombalismo aparenta-se a um marco miliário que apresenta características transforma­cionais e, muitas vezes, polémicas ao nível das várias esferas, como a literária, por vezes mora­lizadora (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  8
    Nietzsche, Debussy e o sul da música: esboços de uma cartossonografia.Márcio José Silveira Lima - 2021 - Cadernos Nietzsche 42 (1):209-229.
    Resumo: o artigo apresenta de forma seminal a noção de cartossonografia, um modo de considerar a música por suas regiões sonoras. Para tanto, tenta estabelecer uma relação de proximidade entre Nietzsche e Debussy. Do filósofo, procura compreender a ideia de um Sul da música, enquanto do compositor se investiga as formas pelas quais ele estabeleceu um novo caminho para a música numa busca por sonoridades francesas. Além disso, ambos têm em comum um percurso que vai da adesão ao rompimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  19
    Progresso tecnológico E a primazia do Mau prognóstico na teoria ética jonasiana.Eduardo José Lima de Oliveira - 2021 - Cadernos Do Pet Filosofia 12 (23):71-82.
    O artigo parte do temerário diagnóstico que Jonas faz da visão unilateral do progresso tecnológico, o qual não leva em consideração seus efeitos negativos que podem deixar como herança, a longo prazo, terríveis e irreversíveis sequelas. Tendo em vista a velocidade que acontece esse desenvolvimento e a incapacidade moral dos seres humanos em lidar com esse novo cenário, chamaremos atenção ao rompimento feito por Jonas com o ideal de que toda tecnologia em toda e qualquer circunstância e custo é (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Uterus Transplantation as a Surgical Innovation.Alicia Pérez-Blanco, José-Antonio Seoane, Teresa Aldabo Pallás, Montserrat Nieto-Moro, Rocío Núñez Calonge, Alfonso de la Fuente & Dominique E. Martin - 2023 - Journal of Bioethical Inquiry 20 (3):367-378.
    Uterus transplantation (UTx) research has been introduced in several countries, with trials in Sweden and the United States producing successful outcomes. The growing interest in developing UTx trials in other countries, such as Spain, the Netherlands, Japan, and Australia, raises important questions regarding the ethics of surgical innovation research in the field of UTx. This paper examines the current state of UTx in the context of the surgical innovation paradigm and IDEAL framework and discusses the ethical challenges faced by those (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  50. Porqué o inhumano?José A. Domingues - 2006 - In Pedro M. S. Alves, José Manuel Santos & Alexandre Franco de Sá (eds.), Humano e inumano: a dignidade do homem e os novos desafios: actas do. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 981